C'est presque ça me dérange, ça me rend triste, qui tue m'apporter tout ce qu'on pouvait, mais il l'était pas.

domingo, 4 de julho de 2010

A Parte Mais Importante



Quando eu era muito jovem minha mae me perguntou qual a parte mais importante do corpo.

Eu achava que o som era muito importante, entao respondi: -Minhas orelhas, mae.

Nao-disse ela- Muitas pessoas sao surdas. Mas continue pensando nesse assunto, em outra ocasiao eu volto a lhe perguntar.

Algum tempo se passou ate que minha mae veio me perguntar de novo. Eu havia pensado bastante e imaginava ter achado a resposta correta.

Assim, desta vez, eu lhe disse: -Mae, a visao é muito importante para todos, entao devem ser os olhos.

Eu havia errado outra vez!

Ela me olhou e disse: -Voce está aprendendo rapido, mas a resposta ainda nao é essa, porque ha muitas pessoas que sao cegas...

Continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo. Minha mae voltou ao assunto varias vezes mas a cada resposta minha, ela retrucava: -Nao, mas voce está ficando esperta a cada ano.

Entao, um dia, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até meu pai que eu nunca havia visto chorar. Minha mae olhou pra mim quando fui dar adeus ao meu avô, e perguntou: - Voce ja sabe qual é a parte do corpo mais importante?

Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento. Sempre achei que era apenas um jogo entre nós duas.

-Hoje é o dia que voce necessita aprender essa importante liçao, disse ela.

Ela me olhou de um jeito que só uma mae pode fazer e falou:- Minha querida, a parte mais importante do seu corpo sao seus ombros.

Intrigada, perguntei: -Por que eles sustentam a minha cabeça?

-Nao, disse ela, mas é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguem amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento da vida.


Naquela ocasiao descobri qual a parte mais importante do corpo, descobri tambem a importancia de ser "simpatico" à dor do outro.

Porque naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.

-Espero que voce tenha bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre a disposiçao quando alguem precisar.-disse minha mae

Sempre que recordo desse fato lembro da seguinte citaçao:

"As pessoas esquecerao do que voce disse... Esquecerao do que voce fez... Mas as pessoas nunca esquecerão daquilo que voce as fez sentir"

"Os bons amigos sao como estrelas, voce nem sempre as ve, mas sabe que sempre estao lá"

-Dedicado, especialmente, ao Fael Dutra, que me emprestou seu ombro quando precisei ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário